Sobre o Curso

ÁREA
Gráfica e Mídias Impr

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "João Martins Coube"
Rua Virgílio Malta, 11/22 - Centro | Bauru CEP: 17015-220

TELEFONE
14 3104-3800

E-MAIL
senaibauru@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial ? Auxiliar de Produção Gráfica tem por objetivo proporcionar qualificação profissional na execução atividades relacionadas à operação de processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão, seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade, meio ambiente e de saúde e segurança do trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
Ter concluído o ensino fundamental. No caso de pessoas com deficiência, conforme legislação específica, esse requisito deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissão e não somente à certificação do nível exigido; Ter idade mínima de 14 anos completos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. No caso de pessoa com deficiência, a idade máxima não se aplica, segundo legislação vigente; Ser aprovado no processo de seleção.;

turmas disponíveis

Programação do Curso


Comunicação em Multimeios - 80 horas
Processo de comunicação; parágrafo; técnicas de intelecção de textos; documentação técnica; currículo; pesquisa; técnicas de apresentação.

Princípios de Tecnologia ? 80 horas
Computadores e mobile; indústria 4.0; internet; editor de texto; interação digital; letramento digital; planilhas eletrônicas

Matemática Aplicada aos Processos Gráficos ? 80 horas
Operações básicas; proporcionalidade; sistemas de medidas; geometria plana; geometria espacial.

Processos Gráficos: 160 horas
Resíduos; saúde e segurança do trabalho; metodologia 5S; suportes; pré-impressão; fotolitos; chapas; impressão offset; clichês; impressão flexográfica; impressão serigráfica; pós-impressão.

Manutenção Operacional dos Processos Gráficos ? 80 horas
Manutenção; lubrificação; elementos de máquina; documentação técnica.

Pré-Impressão - 160 horas
Software; sistema digital de cópia de chapas; sistema digital de cópia de clichês; instrumentos de medição; tela serigráfica; provas digitais; transporte; controle da produção.

Impressão - 240 horas
Máquinas impressoras offset; materiais, insumos e instrumentos para impressão offset; máquinas impressoras flexográficas; materiais e insumos para impressão flexográfica; montagem de clichês de flexografia; máquinas impressoras serigráficas; materiais e insumos para impressão serigráfica.

Pós-Impressão - 560 horas
Acabamento cartotécnico; acabamento editorial e comercial; enobrecimento; instrumentos de medição; acondicionamento; armazenamento; transporte de materiais, insumos e ferramentas; documentos; cálculos; normas e procedimentos.