Sobre o Curso

ÁREA
Mecânica

CARGA HORÁRIA
1200 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "João Martins Coube"
Rua Virgílio Malta, 11/22 - Centro | Bauru CEP: 17015-220

TELEFONE
14 3104-3800

E-MAIL
senaibauru@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso Técnico de Manutenção Automotiva tem por objetivo habilitar profissionais para realizar a manutenção e a inspeção de sistemas automotivos, participar da gestão de recursos utilizados nos processos produtivos e de manutenção e participar do processo produtivo de veículos automotores, seguindo as normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e especificações do fabricante.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação; Parágrafo; Descrição; Dissertação; Relatório Técnico; Documentação Técnica.

DESENHO TÉCNICO
Desenho Técnico; Desenho assistido por computador.

SISTEMAS MECÂNICOS AUTOMOTIVOS
Segurança no trabalho; Veículos; Ferramentas; Equipamentos; Elementos de fixação; Elementos de apoio; Elementos de vedação; Controle dimensional; Sistema de suspensão; Sistemas de direção; Sistema de freio hidráulico; Combustíveis; Lubrificantes.

SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS AUTOMOTIVOS
Eletricidade; Central elétrica; Limpador e lavador de pára-brisas/vidro traseiro; Carga e partida; Sinalização; Iluminação; Painel de instrumentos do veículo; Eletrônica veicular; Normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde no local de trabalho e manuais do fabricante aplicados aos serviços eletroeletrônicos automotivos.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS AUTOMOTIVOS
Materiais Metálicos; Materiais não metálicos; Tratamento de materiais; Propriedades mecânicas dos materiais; Ensaios de materiais; Sistema de freio pneumático; Sistemas de transmissão; Motor de combustão interna; Sistema de arrefecimento; Sistema de lubrificação; Gestão da manutenção; Normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde no trabalho, manuais e procedimentos técnicos relacionados aos serviços de manutenção mecânica de veículos

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS AUTOMOTIVOS
Sistema de gerenciamento eletrônico do motor ciclo Otto e Diesel; Sistema de ignição; Sistema de freio ABS, ASR e ESP; Sistema anti-arranque (imobilizador); Sistema de Segurança ? air bag; Climatizador eletrônico; Conforto; Multiplexagem de sistemas automotivos.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS AUTOMOTIVOS
Funilaria, Soldagem; Alinhamento estrutural; Substituição de peças; Revestimentos; Plásticos automotivos; Vidros automotivos; Normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde no trabalho, manuais e procedimentos técnicos relacionados aos serviços de funilaria de veículos; Pintura Automotiva; Repintura; Colorimetria; Normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde no trabalho, manuais e procedimentos técnicos relacionados aos serviços de repintura de veículos.

INSPEÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Caracterização da frota nacional; Programas de inspeção veicular; Linhas de inspeção; Vistoria prévia; Vistoria de sinistro.

PROCESSOS DE MONTAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Evolução da indústria automotiva; Capacidade Produtiva; Plano de produção; Linhas de montagem; Montagem de veículos; Normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde no trabalho, manuais e procedimentos técnicos relacionados a montagem de veículos.

GESTÃO DE RECURSOS
Gestão de Processos; Gestão de Pessoas.

PROJETOS
Projeto; Planejamento do projeto; Desenvolvimento do projeto ou produto; Apresentação do projeto ou produto