Sobre o Curso

ÁREA
Gráfica e Mídias Impr

CARGA HORÁRIA
1200 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "João Martins Coube"
Rua Virgílio Malta, 11/22 - Centro | Bauru CEP: 17015-220

TELEFONE
14 3104-3800

E-MAIL
senaibauru@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso técnico de Processos Gráficos tem por objetivo habilitar profissionais no desenvolvimento e confecção de produtos gráficos, bem como no controle dos processos de produção gráfica, seguindo normas técnicas, de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


O curso técnico de Processos Gráficos tem por objetivo habilitar profissionais no desenvolvimento e confecção de produtos gráficos, bem como no controle dos processos de produção gráfica, seguindo normas técnicas, de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação, Parágrafo, Técnica de Intelecção de Texto, Descrição Técnica, Resumo, Dissertação, Relatório Técnico, Editor de texto, Pesquisa.

PROCESSOS DE PÓS-IMPRESSÃO
Matemática aplicada, Unidades de medidas, Processo de pós-impressão, Corte linear, Acabamento editorial, Acabamento cartotécnico, Enobrecimento, Manutenção, Qualidade Ambiental, Segurança no trabalho, Organização do trabalho.

PROCESSOS DE IMPRESSÃO
Matemática aplicada, Instrumentos de medição, Sistemas de impressão, Qualidade ambiental, Manutenção.

PROCESSOS DE PRÉ-IMPRESSÃO
Produção gráfica, Sistemas de pré-impressão, Sistema Operacional, Aplicativos, Verificação de arquivos de acordo com o processo de impressão, Fechamento de arquivos em aplicativos, Reticulagem, Raster Image Processor - RIP/WorkFlow, Montagem, Sistemas de provas, Gravação de formas, Controle das variáveis de processo, Gerenciamento de cores, Normas Técnicas e de Saúde e Segurança no Trabalho, Qualidade Ambiental.

ENSAIOS TECNOLÓGICOS E MATERIAIS
Matemática Aplicada, Sistema métrico Internacional, Informática aplicada, Matéria prima e insumos, Ensaios técnicos, Normas Técnicas, de Saúde e de meio ambiente, Organização de ambientes de trabalho, Organização do tempo, Ética.


DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS GRÁFICOS
Desenvolvimento do processo criativo, Produto, Matérias-primas; Legislação, Normas e Procedimentos Técnicos, De qualidade, Ambientais, De saúde e segurança no trabalho; Ética Pessoal e Profissional.

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO, CUSTOS E ORÇAMENTOS
Planejamento da Produção, Produtividade, Estatística aplicada, Logística, Custos, Mapa de localização de custos, Custo de matérias primas, Serviços de terceiros, Orçamento, Cálculo do fechamento do preço, Cálculo das margens, Organização do trabalho, Visão Sistêmica


GESTÃO DA QUALIDADE DOS PROCESSOS E PRODUTOS GRÁFICOS
Normas, Boas Práticas de Fabricação, Ferramentas da Qualidade, Método de Análise e Solução de Problemas - MASP, Gestão da Qualidade

INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Instalações Industriais, Arranjo físico, Fluxograma, Desenho Técnico, Normas de Segurança no Trabalho, Saúde ocupacional.

PROJETOS
Pesquisa, Inovação, Normas Técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos.