Sobre o Curso

ÁREA
Construção Civil - Ed

CARGA HORÁRIA
1200 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "João Martins Coube"
Rua Virgílio Malta, 11/22 - Centro | Bauru CEP: 17015-220

TELEFONE
14 3104-3800

E-MAIL
senaibauru@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

Desenvolver projetos, realizar a gestão da execução de obras e do ciclo de vida e implementar novas tecnologias e novos processos construtivos de edificações, considerando os padrões, normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


Desenho Técnico para Projetos de Construção Civil
Representação gráfica (manual e CAD) de edificações; Instrumentos; Perspectiva isométrica; Projeção ortogonal; Cotagem; Vistas; Carimbos e legendas vistas; Escala; Plantas; Linhas e convenção de materiais; Cortes; Cálculos e dimensionamento; Desenho assistido por computador ? CAD; Interface do programa; Interface com o programa; Controle de imagem; Elementos de geometria; Edição; Consulta de Propriedades dos objetos; Configurações; Organização e arquivamento de desenhos técnicos de edificações.





























































































































































Desenho Técnico para Projetos de Construção Civil
Representação gráfica (manual e CAD) de edificações; Instrumentos; Perspectiva isométrica; Projeção ortogonal; Cotagem; Vistas; Carimbos e legendas vistas; Escala; Plantas; Linhas e convenção de materiais; Cortes; Cálculos e dimensionamento; Desenho assistido por computador ? CAD; Interface do programa; Interface com o programa; Controle de imagem; Elementos de geometria; Edição; Consulta de Propriedades dos objetos; Configurações; Organização e arquivamento de desenhos técnicos de edificações.

Topografia Para Edificações
Topografia; Projetos topográficos; Métodos de medição topográfica; Equipamentos e instrumentos de medição topográfica; Levantamento dos dados topográfico; Planimetria; Altimetria; Softwares e aplicativos computacionais; Tratamento de dados; Cadastramento de terrenos e edificações; Locação de edificações; Aerofotogrametria e georreferenciamento; Projeto planialtimétrico; Normas; Software e Aplicativos.

Processos de Construção de Edificações
Sistemas Construtivos Empregados na Construção Civil; Máquinas, Equipamentos, Ferramentas e Instrumentos da Construção Civil; Segurança na execução e Inspeção de Atividades Práticas; Limpeza e Organização na execução de atividades práticas; Gestão e descarte de resíduos da construção civil; Projeto de detalhamento executivo; Materiais Básicos; Plano de trabalho; Impermeabilização; Estrutura de concreto armado; Concreto; Alvenaria; Revestimentos ? acabamentos; Coberturas ? Telhados; Esquadrias.

Estudo de Solos e Fundações
Solos; Sondagem; Fundações; Terraplenagem; Contenções em edificações; Tipos de distribuição de cargas; Esforços; Tensões; Bulbo de tensões; Mecanismos de transmissão das cargas das estacas ao solo; Dimensionamento da geometria de sapatas isoladas; Dimensionamento de estacas; Dimensionamento de Murros de Arrimo; Softwares e Aplicativos para Cálculo de Fundações e Murros de Arrimos.

Modelagem Arquitetônica e Viabilidade Legal
Referências para Elaboração de Projetos Arquitetônicos; Pré-Projeto; Conforto Ambiental; Recursos Computacionais (BIM, CAD); Acessibilidade; Documentação Técnica; Loteamento, Desmembramento, Remembramento e desdobro de lotes.

Projetos de Instalações Elétricas
Energia elétrica; Projeto de instalação elétrica; Desenhos de Instalações Elétricas; Dimensionamento; Quadro de entrada e distribuição; Recursos computacionais; Automação Predial; Documentação Técnica.

Projetos Estruturais
Esforços; Tensões; Lei de Hooke; Módulo de Elasticidade; Momento de inércia; Referências para elaboração de projeto estrutural; Cargas atuantes; Cálculo de esforços atuantes; Lançamento Estrutural (Pré-Dimensionamento); Detalhamento dos elementos estruturais; Documentação legal e técnica do projeto estrutural; Recursos computacionais para cálculo estrutural.

Projetos de Instalações Hidrossanitárias
Instalações Hidráulicas; Tipos de Sistema; Projeto Hidrossanitário; Documentação Técnica; 4. Recursos computacionais; Cálculo para dimensionamento de Instalações Hidrossanitárias.

Compatibilidade de Projetos e Detalhamento Executivo
Identificação de Oportunidades de Melhoria; Documentação Técnica; Compatibilização de Projetos; Recursos computacionais (BIM, CAD...); Sistemas e materiais.

Planejamento da Construção de Edificações
Produção na construção Civil; Proposta orçamentária; Custo direto; Custo indireto; Produtividade; Planejamento operacional; Planejamento do Canteiro de obras; Documentação Técnica; Meio Ambiente e Segurança; Planos de Demolição para Estruturas e Edificações; Classificação do local de execução da obra; Canteiro de obras; Locação e dimensionamento de equipamentos.

Gestão de Equipes em Canteiros de Obras ? 60 horas
Trabalho em Equipe; Coordenação de Equipes de Canteiro de Obras; Feedback; Gestão de Conflitos; Motivação; Avaliação de desempenhos; Comunicação Assertiva; Diversidade nas Organizações; Liderança na Gestão de Pessoas.

Qualidade nos Processos Construtivos
Documentação Técnica; Norma de Desempenho; Meio Ambiente e Segurança; Ferramentas da Qualidade; Filosofia Lean Construction; Supervisão da construção; Ensaios Tecnológicos; Materiais e componentes; Qualidade e Produtividade.

Patologias e Manutenções de Edificações
Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edificações; Plano de Manutenção; Inspeção de Edificações; Manifestações Patológicas; Manutenção de Edificações; Avaliação de edificações quanto às condições de conservação.

Inovações Tecnológicas em Projetos de Edificações
Inovação e Melhoria; Inovações nos processos organizacionais; Sistema de Automação Predial; IoT (internet das coisas); Tecnologia mobile; Tecnologia BIM - Building Information Modeling; 7. Gestão da Produtividade; Aplicações Sustentáveis em Obras de Edificações; Inovações Tecnológicas Aplicadas à Construção de Edificações.

Desempenho de Edificações
Norma de Desempenho; Requisitos da norma de desempenho que se aplica ao ciclo de vida de sistemas; Relatórios de ensaio; Checklist.