O SENAI-SP assessora, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia, indústrias interessadas em participar de chamadas públicas das distribuidoras de energia elétrica, que integram o Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com os editai, as indústrias recebem apoio financeiro para melhorar a eficiência energética de suas plantas, por meio da troca de equipamentos e instalação de sistemas fotovoltaicos, com pagamento feito somente após a implementação desses dispositivos, sem juros e considerando a economia que a indústria terá na sua conta mensal de energia (contrato de desempenho). A preparação da indústria para a fase de submissão dos projetos seja, talvez, a etapa mais importante do processo, e o serviço pode ser realizado pelo SENAI-SP sem custos.

Os interessados receberão apoio para elaboração do diagnóstico energético, dos projetos de geração fotovoltaica e de carga térmica em duas etapas:

1. Mentoria remota, com especialistas da instituição, com duração de seis semanas para grupos de até 36 indústrias;

2. Implementação, custeada pelo programa de eficiência energética e que a empresa só começará a pagar após a implementação.

Assim que o projeto é aprovado, o SENAI-SP passa a atuar na execução, que inclui as especificações técnicas de equipamentos e de serviços, medições e verificações, treinamentos e relatório final.