Apresentação

A Biblioteca da Escola SENAI João Martins atua no apoio técnico e pedagógico da educação profissional que o Senai de Bauru oferece. Promove o acesso democrático à informação, independente do suporte físico onde está registrada a informação e nas diferentes formas de acesso digital, atendendo às necessidades informacionais de funcionários e alunos.

O espaço físico é acolhedor e conta com ambiente climatizado, puffs para leitura confortável, iluminação adequada, e ambientes diversificados para estudo individual ou em grupo.

Oferece ao alunos e funcionários a orientação para o desenvolvimento do gosto pela leitura, pois considera que assim está contribuindo para a autonomia do processo da aprendizagem em qualquer nível educacional.  Tal desenvolvimento traz como consequência a melhoria da capacidade de selecionar, avaliar e fazer o melhor uso das informações disponibilizadas.  

O acesso à informação pode ser feito consultando os materiais presentes no acervo da Biblioteca por meio de uma base de dados ou utilizando o sistema de empréstimos entre bibliotecas e ainda por meio de acesso digital através de recursos da informática no ambiente que conta com 15 computadores ligados a Internet, mantidos pela AAPM da escola.

Leia você também o Regulamento da Biblioteca.


O acervo

            Possui acervo técnico voltado às áreas de Administração, Alimentos, Automação, Automobilística, Construção Civil, Costura, Eletroeletrônica, Gestão, Gráfica, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Refrigeração e Climatização e Tecnologia da Informação composto por normas técnicas, livros, manuais, recursos audiovisuais e assinatura de periódicos. O acervo de lazer e entretenimento é formado por literatura de autores nacionais e internacionais e assinaturas de revistas de cultura geral, além de literatura disponível no Serviço de Caixa Cultural do SESI, substituída a cada semestre. A Biblioteca assina dois jornais de circulação estadual e um de circulação municipal.   

Desenvolve sua política de formação de acervo também  com base nas indicações de obras identificadas pelos docentes e funcionários da unidade, e pelas indicações de alunos acerca dos lançamentos literários e pela complementação de obras seriadas. Para fazer a solicitação basta preencher  o documento de “Solicitação de novas aquisições”.

 Os serviços

            São oferecidos aos usuários as orientações para o melhor uso dos recursos ofertados pela Biblioteca, liberação à consulta de obras do acervo no espaço físico da Biblioteca, empréstimos domiciliares, orientações às pesquisas, normatização de trabalhos escolares segundo as Normas da ABNT, pesquisa de anterioridade em bases de patentes gratuitas (INPI, SPTO, Esp@cenet e NCIPI), levantamentos bibliográficos, disseminação seletiva da informação, atendimento às empresas por meio dos Serviços Técnicos e Tecnológicos em Informação, acesso à coleção de Normas Técnicas da ABNT por meio da assinatura de ABNT Coleção e a orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos, cujo manual de orientações  pode ser acessado aqui.  

               O ambiente da biblioteca também é utilizado para o desenvolvimento de aulas programadas de pesquisa e de trabalhos escolares com a participação dos docentes e da bibliotecária.

Outro serviço oferecido é o atendimento pelo Facebook da escola, na divulgação de eventos e cursos oferecidos, na resposta rápida às perguntas enviadas pelo serviço de mensagens das redes sociais e o desenvolvimento e participação da unidade em campanhas socioculturais.

Atividades cívicas e culturais:

            A biblioteca participa ativamente dessas atividades extracurriculares da unidade, como os concursos elaborados em comemoração às datas cívicas, hasteamento da Bandeira Nacional, Olimpíadas do Conhecimento nas fases estadual e nacional e na WorldSkills, INOVA, EAD- Competências Transversais – festas e na tradicional formatura semestral para os alunos dos Cursos de Aprendizagem e dos Cursos Técnicos.  Isso mantem o constante envolvimento da biblioteca com as demais atividades da escola oferecendo o atendimento às necessidades de informação, pesquisas, elaboração de documentos escritos e correção de trabalhos para a efetiva participação da unidade em concursos ou competições.

 

 Horário de atendimento

            - 2ª à 6ª das 7h30 às 21h00

            - Sábado das 9h às 13h

 Bibliotecária:

  • Cláudia Rodrigues Ottaiano

 

Estagiária:

  • Luizete Ramos Caprioli

 

 E-mail:  biblioteca701@sp.senai.br

 Telefone:  (14) 3104-3813


Consulta ao acervo da BibliotecaSENAI-SP | Portal Educacional SENAI-SP  Propriedade Intelectual | Fontes de informação | E-catálogos  | EAD SENAI-SP - Cursos Gratuitos